Anuncie Anuncie

Proteção Infantil em Foco: Projeto de Lei 1534/2022 Cria Medidas Nacionais Contra a Exploração Sexual

1 minuto de leitura
21 visualizações
Whatsapp image 2025 06 10 at 10.16.33

Deputado Gaguim avança com propostas sobre gestão de oxigênio medicinal e uso eficiente da água; medidas agora seguem para nova análise.

O deputado federal Carlos Henrique Gaguim (União-TO) teve duas importantes vitórias nesta semana na Câmara dos Deputados, com a aprovação de projetos de sua autoria em comissões estratégicas da Casa. As propostas tratam de temas sensíveis e urgentes: a gestão do oxigênio medicinal no Brasil e o uso racional da água, patrimônio vital cada vez mais escasso.

Na Comissão de Saúde, foi aprovado o Projeto de Lei 2257/2021, apensado ao PL 1069/2021, também de autoria de Gaguim. O texto institui o Plano Nacional de Gestão do Oxigênio Medicinal, política pública voltada à organização, controle e fornecimento eficiente de oxigênio medicinal em unidades de saúde. A iniciativa nasceu da urgência revelada durante a pandemia de Covid-19, quando diversas regiões enfrentaram colapsos por falta desse insumo vital.

“A gestão estratégica do oxigênio é uma medida de prevenção que pode salvar vidas. O Brasil precisa estar preparado para futuras emergências de saúde”, afirmou Gaguim, ao comentar a aprovação da matéria.

Já na Comissão de Desenvolvimento Urbano, outro projeto de Gaguim, o PL 4627/2019, foi aprovado com parecer favorável do deputado Hildo Rocha (MDB-MA). A proposta prevê a criação de prêmios e selos nacionais para soluções inovadoras no uso eficiente da água. A ideia é valorizar tecnologias que promovam a economia e o reúso da água, alterando a Lei de Saneamento Básico para incorporar critérios de eficiência hidráulica e economicidade.

Segundo Gaguim, o projeto visa impulsionar a criação de dispositivos que reduzam o consumo de água e estimulem práticas sustentáveis. “Queremos estimular o desenvolvimento de soluções modernas para proteger esse recurso essencial. A escassez de água já é uma realidade em várias regiões e precisa ser enfrentada com inovação”, destacou.

O PL 4627/2019 tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Se aprovado, seguirá direto para o Senado Federal. Já o PL 2257/2021, apensado ao PL 1069/2021, segue tramitando nas comissões temáticas da Câmara.

Com informações da Assessoria

Anuncie Anuncie

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Aniversaio de araguatins
História anterior

Presidente da Aleto, Amélio Cayres, comemora aniversário de 157 anos de Araguatins

Whatsapp image 2025 06 10 at 12.54.52
Próxima história

Análise Política: O G5 fracassou em 2022, mostrou força local em 2024, mas o eleitor deixou claro que ninguém decide por ele

Últimas de Política