Foi aberta oficialmente nesta terça-feira, 23 de setembro, em Augustinópolis, a etapa do projeto “Defensorias do Babaçuais – Acesso à Justiça e Defesa dos Direitos das Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu”.
A solenidade aconteceu no campus da Unitins e contou com a presença de representantes da Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO), lideranças do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), autoridades locais e membros da sociedade civil.
A iniciativa é realizada pela DPE-TO, em parceria com o MIQCB e diversas instituições estaduais e federais.
O objetivo do projeto é garantir às comunidades tradicionais o acesso gratuito à Justiça, à cidadania e às políticas públicas, fortalecendo os direitos das mulheres quebradeiras de coco babaçu, que são parte fundamental da cultura e da economia da região do Bico do Papagaio.
Com a abertura da etapa em Augustinópolis, o município se torna mais um ponto de fortalecimento dessa importante rede de apoio, que valoriza a tradição das quebradeiras de coco e promove inclusão social e cidadania.
A prefeitura reafirma seu compromisso em apoiar ações que reconhecem e valorizam a cultura local, garantindo mais dignidade e oportunidades às comunidades tradicionais.