Anuncie Anuncie

NA CÂMARA: Deputado Gaguim propõe reconhecimento da surdez unilateral como deficiência

1 minuto de leitura
10 visualizações
Gaguim deputado

Projeto de lei será votado na Comissão da Pessoa com Deficiência e pode garantir novos direitos a quem tem perda total da audição em apenas um dos ouvidos

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados vai analisar, na próxima terça-feira (10), um projeto de lei que pode mudar a vida de muitos brasileiros. O Projeto de Lei nº 11.251/2018, do deputado federal Carlos Henrique Gaguim (União-TO), propõe que a surdez unilateral quando a pessoa não escuta de um dos ouvidos seja reconhecida oficialmente como uma deficiência.

Atualmente, quem tem perda total e irreversível da audição em apenas um dos ouvidos não é considerado legalmente como pessoa com deficiência. O projeto quer mudar isso, incluindo a condição na Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), garantindo direitos e benefícios.

O texto está sendo analisado junto com outro projeto parecido (PL nº 6.338/2016) e já recebeu parecer favorável da relatora, deputada Erika Kokay (PT-DF). Ela apresentou um novo texto sugerindo que a surdez total e permanente em apenas um ouvido seja reconhecida como deficiência auditiva.

Segundo o deputado Gaguim, essa mudança é uma questão de justiça. “Mesmo que muitas vezes não seja visível, a surdez unilateral traz dificuldades reais no dia a dia de milhares de brasileiros”, afirmou.

Se for aprovado, o projeto vai garantir mais direitos a essas pessoas como prioridade em políticas de inclusão no trabalho, concursos públicos, programas sociais e acesso à educação.

Especialistas afirmam que quem tem surdez em um dos ouvidos pode enfrentar dificuldades para entender conversas em locais barulhentos, identificar de onde vem um som e se integrar socialmente. Por isso, a proposta é vista como um grande avanço para a inclusão no Brasil.

Se o parecer for aprovado na comissão, o projeto seguirá para outras etapas até se tornar lei.

com informações da assessoria

Anuncie Anuncie

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

9126078c 8508 40c7 8084 0c725ce9f9df
História anterior

Prefeitura de Augustinópolis apoia atletas que disputarão a maior maratona de MTB do Maranhão

08e46959 d466 4f83 9432 f29a1683f34f
Próxima história

Com recursos próprios, prefeito Antônio do Bar assina Ordem de Serviço para ampliação da Creche Municipal de Augustinópolis

Últimas de Tocantins