Anuncie Anuncie

Escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central

Mais de 400 escolas do Tocantins já formalizaram a adesão ao programa Aprender Valor desenvolvido, no Tocantins, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação
1 minuto de leitura
20 visualizações
421475
Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa Aprender Valor de educação financeira, uma iniciativa do Banco Central que ajuda professores, escolas e redes de ensino a levarem educação financeira a estudantes do ensino fundamental de todo o país.

As inscrições para a edição 2025 do programa estão abertas e seguem até o dia 30 de junho, pelo site: https://aprendervalor.bcb.gov.br/site/aprendervalor. Mais de 400 escolas estaduais e municipais do Tocantins já garantiram a participação no programa.

Aprender Valor conta com estratégias educacionais para que professores e estudantes aprendam a planejar o uso de recursos, poupar ativamente e usar o crédito de forma consciente. O conteúdo é apresentado de forma lúdica e com atividades interativas de forma transversal e integrada às disciplinas curriculares obrigatórias, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Em parceria com o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Aprender Valor foi implantado nas escolas do Tocantins em 2021. A iniciativa tem dado bons resultados, conforme explica a técnica da Seduc e coordenadora do programa no Tocantins, Ana Paula Batista. “O programa tem impactado a vida dos estudantes ao contribuir para uma aprendizagem mais significativa e orientar os estudantes a planejarem seus gastos, poupar e usar o crédito de forma consciente, além de ajudar na constituição da cidadania”.

Em 2024, duas escolas estaduais do Tocantins participantes do programa Aprender Valorvenceram a Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira. Pelo desempenho no concurso, o Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral, de Santa Maria do Tocantins; e a Escola Estadual José Alves de Assis, de Caseara receberam premiações de R$ 100 mil cada.

Formação e avaliação

Para as escolas participantes, são ofertados cursos de formação para gestores e professores sobre educação financeira e elaboração de projetos escolares sobre o assunto.

Além disso, as unidades de ensino que aderirem também contarão com avaliações de aprendizagem, no início e no final do ano letivo, para mensurar o conhecimento dos estudantes com relação ao conteúdo do programa.

Anuncie Anuncie

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

432ccff709fc9cb0e4deead85ff623fb
História anterior

Amélio Cayres participa da incorporação de novos alunos no Colégio Militar em Augustinópolis

421487
Próxima história

Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025

Últimas de Educação